terça-feira, 5 de julho de 2011

.:: APRENDENDO A PERMANECER EM CRISTO ::.

Venham a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei." - Mateo 11:28
Este versículo nos diz que Cristo nos convida a deixar nossos cuidados aos Seus pés e descansar Nele.

No mundo de hoje, muitos de nós enfrentam muitas pressões no dia-a-dia. Muitas vezes esperamos encontrar
um equilíbrio satisfatório organizando o tempo para o ministério, família, amigos, emprego e nós mesmos. E é fácil ficar frustrado e esgotado. Como podemos aprender a experimentar o descanso a que Cristo amorosamente nos convida?

A intenção de Deus é para que nos possamos experimentar o descanso do corpo, alma e espírito. Isso só pode ocorrer a partir que completamente confiando Nele e verdadeiramente entregamos a Ele todos as nossas cargas. Devemos decidir pôr as nossas cargas a Seus pés e deixá-las lá.
O salmista foi convencido da capacidade de Deus para satisfazer a necessidade de sua alma, quando disse:
"Minha alma encontra descanso em Deus, a minha salvação vem de Deus. Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; ele é a minha fortaleza, eu nunca serei abalado" - Salmos 62:1-2.

Ele continua encorajado por sua própria alma: "Encontre descanso, ó minha alma, só em Deus; minha esperança vem de Deus. Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; ele é a minha fortaleza, eu não serei abalado"- Salmos 62:5-6.
A fim de compreender plenamente o conceito de descanso, precisamos também estudar Mateus 11:29-30,
que diz: "Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. "

Jesus nos convida a tomar Seu jugo sobre nossos ombros. Ele usa um exemplo da agricultura, tão familiar aos seus discípulos, para ilustrar seu ensino. Os jugos de bois eram feitos de madeira, o boi era levado e as medidas foram tomadas. O jugo era então esboçado, e o boi era trazido de volta para provar o jugo.  O jugo era, então, cuidadosamente ajustado, de modo que se encaixasse bem.
O jugo foi uma armação de madeira usada para arnesar em conjunto um par de bois nos seus pescoços para
que eles possam puxar um arado ou alguma outra carga. Era um dispositivo de balanceamento. Às vezes, um jovem boi precisava ser ensinado a trabalhar e, assim, foi emparelhado com um animal de mais experiência. Isto belamente ilustra a nossa relação com Cristo. À medida que caminhamos ao seu lado, compartilhando o jugo e fardo, a carga não desaparece, mas se torna mais leve.

Em comunhão com Jesus, aprendemos que o Seu jugo não é duro e opressivo, mas razoável. A doce companhia de Jesus nos traz a paz e conforto, e Ele nos permite continuar indo. Por isso, o apostolo Paulo podia dizer: "Tendo por certo isto, que Aquele que começou a boa obra em vocês, a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus" - Filipenses 1:6

Como podemos aprender a experimentar a presença de Cristo de uma forma que traz paz e conforto? Como podemos realmente repartir nossas cargas com Ele? Nossa parte é manter um relacionamento momento a momento de comunhão com Ele. Isso exigirá um esforço determinado consciente de nossa parte enquanto buscamos "trabalhar a nossa salvação com temor e tremor" - Filipenses 2:12. Depois que aceitamos Jesus nos nossos corações e vidas, somos convidados para vir a Ele e encontraremos descanso (Mateus 11:28), o próximo passo é aceitar o Seu jugo da obediência e deixar que Ele nos ajude (vs 29). Quando aprendemos de Jesus, somos ensinados a permanecer Nele.

"Permanecei em Mim e Eu em vós. Como o ramo não pode dar fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim também vós não podereis, se não permanecerem em mim." - João 15:4

Nenhum comentário:

Postar um comentário